A Indústria 4.0 é um conceito que engloba as principais inovações tecnológicas nos campos da automação, controlo e tecnologia da informação, aplicadas aos processos de manufatura. A partir de Sistemas Cyber-Físicos, Internet das Coisas (IoT) e Internet dos Serviços, os processos de produção tendem a tornar-se cada vez mais eficientes, autónomos e customizáveis.

 

Isso significa um novo período no contexto das grandes revoluções industriais. Com as fábricas inteligentes, diversas mudanças ocorrerão, quer ao nível dos processos produtivos (na forma como os produtos serão manufaturados), quer pela a entrada definitiva e inevitável das Tecnologias de Informação no chão de fábrica, com implicações a todos os níveis do Sistema de Produção.

 

Além disso, os recursos humanos terão competências diferentes das que costumavam ter os operários. Os trabalhadores precisam de lidar com máquinas que são mais rápidas em perceber o que deve ser feito do que os próprios trabalhadores. A quarta Revolução industrial conduzirá inevitavelmente à redução do emprego e à reclassificação profissional.

 

No âmbito da sua Missão de apoio à Indústria, nomeadamente no que concerne a esta revolução industrial, as áreas prioritárias em que o CTCV aposta são os materiais avançados; materiais e produtos multifuncionais; nanomateriais e nanotecnologias; sistemas e produtos indutores da redução do conteúdo energético, da pegada ecológica e do aumento de conforto no Habitat; inovação tecnológica nos processos industriais (digitalização e indústria 4.0); demonstração de desenvolvimento tecnológico em processos de conformação avançada de componentes (metálicos e cerâmicos) e fabricação aditiva em cerâmica (modelação, fabricação) – Powder Injection Moulding (PIM) e fabricação aditiva em cerâmica (impressão 3D, modelação, fabricação).

 

CONTACTO

Victor Francisco
T. +351 239499210 | Tm. +351 966490470
victor.francisco@ctcv.pt

 

 

ISIMILL

Microsoft