Mais de 55 mil entidades, 260 mil trabalhadores e um contributo de 3,8% para o Produto Interno Bruto (PIB) que resulta do trabalho voluntário, são alguns dos números que mostram quanto vale a economia social em Portugal. Os dados mais recentes são relativos a 2010, a primeira fez que se efetuou um estudo sobre o impacto do chamado setor social ou terceiro setor na produção de riqueza (estudo desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estatística e a Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES)). A economia social em Portugal, assume-se assim como um setor relevante para a economia nacional, com um forte peso nos serviços e emprego e na geração de riqueza.

 

A APQ e o CTCV, entidades formadoras acreditadas para a realização de formação certificada, promovem em 2017 uma oferta de formação para entidades da Economia Social, cooperativa e solidária, no sentido de as dotar de ferramentas, métodos e técnicas que permitam o aumento de competências de gestão, da obtenção de melhorias no funcionamento e organização, permitindo-lhes uma melhor resposta social, bem como a sua sustentabilidade no que se refere a estruturas, projetos e atividades.

 

Esta oferta é dirigida a organizações dedicadas ao apoio a crianças, famílias, idosos, à proteção e promoção da saúde, entre outros, tais como misericórdias; IPSS; associações; fundações; cooperativas; mutualidades; ONGs; centros paroquiais, centros de reabilitação profissional, entre outros e pretende incluir na estrutura de cada curso áreas emergentes, como o empreendedorismo e inovação social.

 

No âmbito da implementação de Sistemas de Gestão EQUASS Assurance, o CTCV foi pioneiro, tendo apoiado diversas entidades desde o lançamento deste Sistema em Portugal.

Também na implementação de Sistemas de Gestão EQUASS Excellence o CTCV foi precursor das práticas de excelência que este modelo preconiza. Prestou assim apoio à APPACDM Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Coimbra, que foi uma das primeiras entidades a nível Nacional a ver reconhecido o seu sistema EQUASS Excellence com o selo da EPR, tendo nesse ano obtido o resultado mais elevado de pontuação na Europa.

Em virtude da qualidade dos serviços que presta nesta área, o CTCV tem sido convidado a realizar inúmeras auditoras de validação de Sistemas de Gestão desta natureza.

 

Cursos Coimbra Horas
Auditores Internos EQUASS   4 e 5 dezembro | 11 e 12 dezembro 2017  ver 32 h

 

CONTACTO

Marta Ferreira | Consultoria / Auditoria
T. +351 239499205 | Tm. +351 963788418 
mferreira@ctcv.pt

 

Sandra Carvalho | Formação Profissional
T +351 239499203 | Tm. +351 969372961
sandra.carvalho@ctcv.pt