Bem vindo

Curso de Qualificação de Auditores NP EN ISO 9001:2015

CERTIF – Associação para a Certificação é um organismo de certificação nacional, acreditado pelo IPAC – Instituto Português de Acreditação, para a Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade, Gestão Ambiental, Gestão da Formação Profissional, incluindo aprendizagem enriquecida por tecnologia, Gestão da Segurança Alimentar, bem como para a Certificação de Produtos e Serviços, com o estatuto de associação de direito privado, sem fins lucrativos, constituída por 27 Associados, entre associações empresariais e laboratórios, que representam diversos sectores de atividade. Tem como princípios a independência, o rigor técnico e a credibilidade como forma de salvaguardar a imparcialidade e integridade da sua atuação no contacto com as diversas entidades com as quais se relaciona e assegurando a gestão de eventuais conflitos de interesse.

É também  Organismo Notificado para a Diretiva “Equipamentos de Proteção Individual” e para um vasto leque de produtos no âmbito do Regulamento dos Produtos de Construção. A área de intervenção da CERTIF estende-se por vários domínios, entre os quais se destacam: agroindustrial, construção, desporto e lazer, elétrico, energia, metalomecânico, segurança, serviços, telecomunicações e transportes. Tem mais de 320 produtos diferentes certificados, correspondendo a perto de 15.000 referências e marcas comerciais. E ainda signatária de vários Acordos Europeus e Internacionais de reconhecimento mútuo e representa Portugal em várias associações internacionais.

Em 2013 passou a disponibilizar a atividade de Certificação de Pessoas, numa parceria com a ADENE Agência para a Energia, para a certificação de profissionais do Sector da Energia, Auditores de Sistemas de Gestão de Energia (ISO 50001), Projetistas de Sistemas Solares Térmicos, Projetistas de Janelas Eficientes (SEEP), Instaladores de Janelas Eficientes (SEEP) e Projetista de Térmica-REH.

CTCV é uma entidade do Sistema Científico e Tecnológico Nacional, com mais de 25 anos de experiência na implementação e auditoria a Sistemas de Gestão e com técnicos amplamente reconhecidos pelas empresas e pelas entidades que operam no Sistema Português da Qualidade. Na sua atividade de formação, entre outros reconhecimentos, é certificado DGERT desde 1998, sendo atualmente uma das entidades do Sistema Cientifico Tecnológico Nacional que dispensa esta certificação, sendo, segundo as novas regras, uma entidade reconhecida no âmbito do Sistema Nacional de Qualificações, de acordo com o artigo 4º da Portaria n.º 851/2010, de 6 de Setembro, alterada e republicada pela Portaria nº 208/2013, de 26 de Junho.

O CTCV é também membro das comissões técnicas para a formação e Educação do IPQ - Instituto Português da Qualidade e ANQEP – Agência Nacional de Qualificação e Ensino Profissional. Este reconhecimento amplo resulta dum posicionamento competitivo, suportado em práticas de gestão da formação consolidadas, que aliadas a um conhecimento técnico sustentado permitem dar respostas eficazes e inovadoras às necessidades de formação das empresas e de diferentes públicos-alvo.

Esta parceria CERTIF/CTCV surge no sentido em que ambas as entidades, cada uma com o seu papel (entidade formadora e organismo de certificação), entendem que as Auditorias aos Sistemas de Gestão da Qualidade constituem uma importante ferramenta de gestão, na medida em que permitem, através de um processo organizado e independente, suportar e evidenciar de forma documentada a estratégia de uma organização, bem como comprovar e estimar o alcance dos objetivos e metas traçadas. Com as alterações à ISO 9001 há necessidade de reciclar e desenvolver novas competências nos auditores, sejam internos ou externos às suas organizações. É necessário formar auditores que sejam capazes de fazer uma análise crítica aos indicadores do sistema de gestão das organizações, dotá-los de competências técnicas e de atitudes, que lhes permitam apoiar a orientação e atuação das organizações com vista ao alcance dos objetivos do seu Sistema de Gestão.

O CTCV, enquanto entidade formadora, pretende com este percurso formativo:

  • Dotar os formandos de competências para realizar Auditorias da Qualidade de acordo com a NP EN ISO 9001:2015, sob os pontos de vista técnicos e comportamentais
  • Aplicar os requisitos da norma ISO 19011:2011, o processo de auditoria e as principais responsabilidades de um auditor
  • Aplicar em campo as metodologias de auditoria (preparação, planeamento, execução e relatório)

A aprovação no curso permitirá ao formando o acesso às marcas CERTIF Auditor Certificado – ISO 9001 para o grau de Auditor Interno, Auditor ou Auditor Coordenador, desde que cumpra os requisitos de qualificação definidos pela CERTIF para a candidatura, os quais serão transmitidos no início do curso.

A certificação de pessoas é voluntária, mas permite aos profissionais que obtenham a certificação um reconhecimento imparcial, credível e rigoroso das suas competências, que lhes poderá ajudar a consolidar ou melhorar o seu posicionamento dentro das suas organizações e no mercado de trabalho.