Curso Tecnologia Cerâmica

Galeria de fotos

O curso

 

Num estudo levado a cabo, no 1º Trimestre de 2020, pelo INE em colaboração com a Agência para a Qualificação e a Formação Profissional (ANQEP) e a DGEEC - Direção Geral de Estatísticas de Educação e Ciência (DGEEC), 57,3% das empresas inquiridas, referiu que uma das lacunas é a falta de trabalhadores disponíveis no mercado de trabalho com a formação adequada.

O setor cerâmico em Portugal conta com um universo de cerca de 180 empresas (PMEs e não PMEs, com mais de 10 trabalhadores), que empregam cerca de 18.000 trabalhadores*. As empresas continuam a contratar, mas a mão-de-obra qualificada, com formação adequada, é escassa.

Em 2012, o Departamento de Engenharia Cerâmica e do Vidro da Universidade de Aveiro (UA), deu origem ao Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica (DEMaC). Com esta alteração, o curso de Engenharia Cerâmica e Vidro foi extinto, deixando assim de existir uma oferta formativa para formação de quadros superiores, especificamente para esta Indústria, embora continuem a existir cursos de formação contínua e de especialização, como pós-graduações ou cursos conferentes de grau académico, como mestrados ou doutoramentos.

Atualmente, dada a lacuna existente de trabalhadores disponíveis no mercado de trabalho com a formação adequada, as empresas recorrem à contratação de quadros superiores com formação de base noutras áreas do conhecimento, como os materiais, a química, a mecânica e outras relacionadas. No entanto e apesar da integração dos novos quadros nas empresas, implicar uma imersão nos seus processos e produto, os materiais e processos cerâmicos são únicos e com muitas especificidades e é necessário uma formação adequada que percorra todo o ciclo de produção do produto cerâmico.

É nesta lógica que surge a parceria entre o CTCV e o DEMaC (UA), que na resposta à lacuna de formação dos novos quadros superiores para a Indústria Cerâmica, apresenta um curso de formação contínua em “Tecnologia Cerâmica”.

Logos Parceria

 

*APICER - Dados estatísticos 2018 (atualizados fevereiro de 2020 - Fonte: INE).

 

O curso de formação contínua “Tecnologia Cerâmica”, é apresentado por módulos, num plano integrado de temas que têm como objetivo percorrer todo o processo de fabrico do produto cerâmico, bem como apresentar as tendências tecnológicas de produto e processo cerâmico.

Desde a importância da seleção das matérias-primas e preparação de composições, passando pelos processos de conformação, tratamentos térmicos, processos de vidragem e decoração, ou controlo de processo em curso de fabrico, o plano integrado de temáticas tem como objetivo capacitar o formando de conhecimento em processo e produto cerâmico.

Como a tecnologia evolui e as empresas investem em novos métodos e processo produtivos, ao longo deste percurso formativo vão ser apresentadas também as novas tendências de processo e produto cerâmico, nomeadamente ao nível da produção “inteligente”, como a multifuncionalidade dos produtos, a evolução tecnológica ou digitalização dos processos.

Considerando o caracter prático, através da visita a unidades industriais, a intervenção de fornecedores de tecnologia ou laboratórios de ensaio, esta formação permitirá dotar o formando de competências que lhe permitam no final deste percurso formativo, estar apto para um melhor desempenho das suas funções.

 

Parceria CTCV – UA (DEMaC)

- O CTCV é uma Entidade do Sistema Científico Nacional e Centro de Interface Tecnológica, que promove a relação em rede entre o conhecimento e a transferência para as empresas;
- O CTCV é uma Entidade Formadora certificada e integra uma bolsa de formadores interna/externa com diferenciadas competências pedagógicas e técnicas;
- Tem uma vasta experiência e conhecimento do setor cerâmico (processos e produto);
- A Universidade de Aveiro (UA) é hoje considerada uma das mais inovadoras universidades de Portugal, conhecida pela sua qualidade de ensino e investigação. Com quase 100% de empregabilidade apresenta uma forte cooperação com o tecido empresarial;
- A UA (DEMaC) detém competências científicas em materiais e processo cerâmico e um corpo docente com um conhecimento científico aprofundado em materiais, em particular os cerâmicos;
- O CTCV e a UA (DEMaC) são parceiros de longa data e em várias áreas, tais como o desenvolvimento de projetos de I&D ou no apoio técnico às empresas industriais.

Programa

6ªa feira – 14h00-18h00  |  Sábado – 9h30-12h30

Formadores

pic

António Tomás da Fonseca

Consultoria em cerâmica industrial

Doutorado em Ciência e Engenharia dos Materiais, pela Universidade de Aveiro
Ver mais

pic

Carmen Segarra Ferrando

Instituto de Tecnología Cerámica

Investigadora Júnior del Área de I+D+i y Asesoramiento Tecnológico
Ver mais

pic

Fernando Rocha

Universidade de Aveiro

Exerce actividade no âmbito dos recursos minerais, com particular incidência nas matérias-primas cerâmicas e nos materiais geológicos de construção.
Ver mais

pic

Hélio Jorge

Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro

Exerce actividade como investigador e coordenador técnico de projetos de I&D na Unidade de Inovação e Desenvolvimento
Ver mais

pic

Helder Oliveira

ColorOnda Portugal

Mestre em Engenharia de Materias, pela Universidade de Aveiro
Ver mais

pic

João Labrincha

Universidade de Aveiro

Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica
Ver mais

pic

Juan Boix Palomero

Instituto de Tecnología Cerámica

Responsable de la unidad de Máquinas y Control de Procesos perteneciente al Área de Procesos Industriales del ITC
Ver mais

pic

Luc Hennetier

Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro

Exerce actividade como responsável de projecto e técnico de investigação na Unidade de Investigação e Desenvolvimento
Ver mais

pic

Manuel Ribeiro

Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo

Professor adjunto do grupo disciplinar de Materiais a e Tecnologias de Produção e membro da Unidade Investigação e Desenvolvimento de Materiais.
Ver mais

pic

Michele Dondi

Institute of Science and Technology for Ceramics (ISTEC-CNR Faenza, Italy)

Head researcher at the ISTEC-CNR where he coordinates the research group on innovation in traditional ceramics.
Ver mais

pic

Rui Neves

Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro

Técnico especialista em engenharia e gestão industrial e organização industrial.
Ver mais

informações

Informações

Quadros Técnicos que pretendam adquirir conhecimento e desenvolver competências em produto e processo cerâmico. Técnicos oriundos de outras áreas de formação, como diretores de produção/industriais, técnicos de laboratório, comerciais, jovens quadros recém-licenciados com interesse em integrar empresas do setor cerâmico, outros técnicos que pretendam aprofundar os seus conhecimentos em materiais e processo cerâmico.

1º Técnicos da Indústria Cerâmica com formação de base noutras áreas do conhecimento, nomeadamente engenharia ou afins;
2º Técnicos da Indústria Cerâmica com formação em processo cerâmico que pretendam atualizar os seus conhecimentos;
3º Técnicos de empresas ou entidades com ligação ao setor cerâmico;
4º Outros com interesse em Processo Cerâmico.

€1.350,00 isento de IVA ao abrigo do artigo 9º do código do IVA (10% de desconto em duas ou mais inscrições da mesma empresa).
Após a submissão da candidatura, receberá no seu email a confirmação, bem como os elementos para poder formalizar a candidatura.
Para inscrições em módulos isolados, contactar a Academia CTCV. O módulo 7 não poderá ser frequentados de forma isolada.
Nº máximo de participantes: 20

Período de realização: 1ª edição | Novembro 2020 – Abril 2021
2ª edição | 1º Trimestre de 2021
Horários: 6ª feira (14h-18h) /sábado (9h30h-12h30)
120 horas (17 semanas)*
Os módulos serão realizados em língua portuguesa, mas considerando o convite a especialistas estrangeiros, alguns temas poderão ser ministrados em Inglês.
Local de realização: entre Coimbra (CTCV) e Aveiro (UA) e nas empresas do setor ou fornecedores.
* Alguns dos módulos/temas, poderão ser realizados num formato a distancia.

Técnicos especialistas do CTCV; Docentes da Universidade de Aveiro (DEMaC e outros departamentos); Docentes de outras universidades; Especialistas nacionais e estrangeiros; Técnicos das empresas; Fornecedores de tecnologia.

Ficha de Candidatura | 2ª edição

Inicie a sua candidatura preenchendo os campos.

Curso a iniciar no 1º Trimestre de 2021

Para mais informações contactar a Academia CTCV:
Ângela Correia
(e) angela.correia@ctcv.pt | (t) 961 346 920

Galeria de fotos