Acolhimento: IPL – ESAD.CR, Caldas da Rainha
08:45 Registo dos participantes
09:00 – 09:50 Sessão de Abertura
Workshop
09:50 – 10:10 “Cerâmica em Portugal” – José Luís Silva
10:10 – 10:50
10:50 – 11:15 Coffee break
11:15 – 12:20 “Ensino e formação em cerâmica artistica e artesanal” (Mesa Redonda)
[Moderador: a definir]
Nos próximos dias 19 e 20 de Fevereiro decorre em Portugal a quarta reunião europeia do projeto Interreg Europe CLAY com vista a conhecer a realidade cerâmica mais inovadora da região Centro de Portugal.
O projeto Interreg Europe CLAY liderado em Portugal pelo CTCV – Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro, tem como objetivo apoiar o sector cerâmico artístico, nomeadamente na promoção da adoção de novas tecnologias, no fortalecimento de marcas, na melhoria ou criação de novos serviços, que permitam potenciar as vantagens competitivas do setor e enfrentar o desafio da globalização.
O projeto CLAY reúne 5 regiões europeias (Umbria – Itália, Olenia - Finlândia, Ostrobothnia - Roménia, Limoges – França e Região Centro - Portugal) que têm uma tradição cerâmica importante, mas também pequenas e médias empresas que adotam nos seus processos e produtos, soluções inovadoras.
Usando o intercâmbio inter-regional, pretende-se ao longo da execução do projeto, por um lado identificar soluções para o desafio de combinar tradição e inovação, mostrando que o produto, processo de design e a inovação podem manter tradição e modernidade visível e competitiva no mundo de hoje e por outro dotar os organismos competentes de conhecimento das necessidades e atuação destas empresas, no sentido de adaptar politicas públicas e desenhar programas de incentivo ajustados à inovação e competitividade do setor.
A reunião em Portugal permitirá aos parceiros inter-regionais visitar polos importantes da produção cerâmica portuguesa mais inovadora, conhecendo experiências de empresas como a Braz Gil Studio ou a Faianças Bordalo Pinheiro nas Caldas da Rainha, Perpétua, Pereira & Almeida (Cerâmicas S. Bernardo) em Alcobaça e a Vista Alegre em Ílhavo.
A abertura do evento será na Escola Superior das Artes e Design das Caldas da Rainha ESAD.CR e terá a participação do Presidente da Câmara das Caldas da Rainha, Presidente do Instituto Politécnico de Leiria, Presidente da Associação Portuguesa das Cidades e Vilas Cerâmicas, Diretor Geral do CTCV e Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro.
De seguida será realizado um workshop, que conta com a apresentação de práticas inovadoras no processo produtivo, a apresentação pelos parceiros franceses de um Roadmap para a cerâmica artística e uma mesa redonda sobre o ensino e a formação artística e artesanal na cerâmica em Portugal com a participação de representantes da Universidade de Aveiro, Instituto Politécnico de Leira, CENCAL e CEARTE.