Bem vindo ao Seminário

Eficiência no Consumo de Energia na Indústria - Comportamentos e Medidas

O custo com a Energia no processo produtivo é um dos fatores que mais pesa nos custos industriais das empresas, pelo que as empresas têm toda a vantagem em reduzir estes custos através de estratégias que passam pela implementação de medidas de eficiência energética nos processos industriais. Recentemente foi publicada legislação que permite às empresas produzir energia para consumo próprio, ou seja em auto-consumo, com recurso a sistemas fotovoltaico.

A energia solar tem maior potencial nas horas cheias e de ponta coincidindo com as horas de maior consumo das empresas industriais, ou seja, poderá levar à redução da potência contratada. A produção em auto-consumo é uma receita possível para reduzir a fatura de energia, diminuindo a necessidade de compra de energia à rede elétrica e a consequente redução dos custos energéticos.

Paralelamente os Sistemas de Monitorização e Gestão Energética permitem um acompanhamento sistemático dos consumos energéticos das empresas, o tratamento e a análise da informação permitindo a identificação de situações anómalas e a posterior atuação sobre as mesmas.

Pretende-se com esta iniciativa, apresentar os resultados do projeto “Influência Comportamental no Consumo de Energia Elétrica”, bem como trazer a debate a temática da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica, nomeadamente o Autoconsumo na Indústria e apresentar ferramentas e sistemas de incentivo que conduzam a melhores práticas de gestão energética, conduzindo-as a uma efetiva redução de custos e reforçando assim sua posição competitiva nos mercados em que atuam.