Logos

Ciclo de Webinars

Neste ciclo de webinars, a decorrer nos dias 25 e 30 de Junho e 2, 7 e 15 de Julho, serão discutidos vários temas com impacto para a indústria cerâmica e que têm sido objeto de desenvolvimento pelo CTCV.

 

Visando a transferência de conhecimento científico e tecnológico para o tecido empresarial, entre os temas abordados estarão os processos de fabrico de componentes cerâmicos avançados, o fenómeno do metal marking e a sua importância na cerâmica utilitária; também para este subsetor da louça, a evolução para a implementação dos processos de fabricação aditiva.

 

Para a fileira dos materiais de construção será abordada a questão da crescente importância e adoção mundial do BIM – Building Information Modeling em toda esta indústria da construção, uma realidade incontornável já em diversos países. Por fim, no último webinar debate-se o potencial de utilização da técnica de Simulação por método de elementos finitos aplicada a produtos cerâmicos.

Inovação & Desenvolvimento Tecnológico

Ciclo de webinars, a decorrer nos dias 25, 29 e 30 de junho e 2, 7 e 15 de julho, serão discutidos vários temas com impacto para a indústria cerâmica e que têm sido objeto de desenvolvimento pelo CTCV.

Detalhes dos webinars

Detalhes dos webinars

A tecnologia de Moldação por Injeção de Cerâmicos (CIM) aplica-se na produção de componentes técnicos de cerâmica, que combinem alta complexidade geométrica e produção de pequenas a grandes séries, a um custo competitivo. As equipas de engenharia podem desenvolver componentes de forma complexas quase sem restrições, com precisão de dimensões, acabamento superficial superior e reprodutibilidade peça a peça. Como possíveis materiais a serem utilizados nas peças fabricadas por CIM são alumina (óxido de alumínio), zircónica (óxido de zircónio), alumina reforçada com zircónia, esteatite e outras cerâmicas de óxido.

Ceramic Injection Moulding (CIM) technology stands out from other technologies in the production of technical ceramics components due to combining a high complexity in part design and the large series production, at a competitive cost. Engineering teams can develop complex shape components almost without restrictions, with dimensions accuracy, superior surface finish and piece-by-piece reproducibility by using CIM technology. Possible materials to be used for CIM manufactured parts are alumina (aluminium oxide), zirconia (zirconium oxide), zirconia toughened alumina, steatite, as well as other oxide ceramics.

- Moldação por Injeção de Pós, introdução ao processo, materiais e aplicações
- Ceramic Injection Moulding, introduction to the process, materials and applications Hélio Jorge, CTCV, Responsável técnico de projetos de I&D

- MEDPIMOULD technology - Machinery and technology for cost-effective production Dirck Van Hemelryk, Goceram European Technical Sales

- Produção industrial de cerâmica avançada por CIM
- Industrial production of advanced ceramics by CIM CIM manufacturer to de defined

Nota: Apresentação em inglês

Moderador: Victor Francisco, CTCV

Hélio Jorge, CTCV

Dirck Van Hemelryk, Goceram European Technical Sales

CIM – Ceramic Injection Moulding - Tecnologia de fabrico de componentes em cerâmica avançada

ACESSO AO EVENTO AQUI - YOUTUBEA participação nestes webinars não pressupõe a emissão de certificado/declaração de participação, nem o envio de documentação.

 

 

Detalhes dos webinars

O metal marking é um problema transversal ao subsector da louça de mesa, que afeta a estética e durabilidade dos produtos. As empresas produtoras de louça cerâmica utilitária e os produtores de vidrados a aditivos tem desenvolvidos esforços contínuos para o desenvolvimento de soluções em materiais e produtos com um melhor desempenho ao metal marking nos últimos anos, nomeadamente através da participação em consórcios de I&D.

Neste webinar será feita uma descrição fenomenológica do metal marking, apontando as suas causas, apoiado no conhecimento desenvolvido nos últimos anos no CTCV. Será abordado de seguida o desenvolvimento de métodos de ensaios normalizados e reconhecidos para garantir a fiabilidade da informação técnica e a possibilidade de comparar soluções/materiais provenientes de diferentes produtores.

A sessão terminará com uma mesa redonda na qual um painel de técnicos de empresas nacionais será convidado a partilhar a sua perspetiva e experiência diária com este problema.

Mesa Redonda

FERRO: Eng. Francisco Jordão

PORCELANAS DA COSTA VERDE : Eng. Jorge Marinheiro

GRESTEL : Eng. Carlos Pinto

MATCERAMICA: Eng. Armando Constantino

Metal Marking na Indústria Cerâmica Utilitária

ACESSO AO EVENTO AQUI - YOUTUBEA participação nestes webinars não pressupõe a emissão de certificado/declaração de participação, nem o envio de documentação.

 

 

Detalhes dos webinars

Os desafios que se colocam à indústria, em particular à Cerâmica, nomeadamente rapidez de resposta, redução de stocks, grande variedade de produtos, pequenas séries ou a redução dos impactes ambientais, implicam repensar os processos de inovação e produção industrial, em particular, a utilização de tecnologias emergentes, como a Fabricação Aditiva.

Com um painel de convidados que inclui empresas utilizadoras de tecnologia mas também e fornecedores de soluções, o objetivo deste webinar é discutir o tema com as partes interessadas, permitindo explorar e descobrir “pistas” que permitam o desenvolvimento de futuros projetos nesta área para o setor.

A definir

Victor Francisco (CTCV

Hélio Jorge (CTCV)

Marta Frutuoso (PPA)

Márcia Serralha (PPA)

Carlos Moreira (ISICOM)

Victor Oliveira (Costa Verde)

Fabricação Aditiva na Indústria Cerâmica Utilitária e Decorativa

ACESSO AO EVENTO AQUI - YOUTUBEA participação nestes webinars não pressupõe a emissão de certificado/declaração de participação, nem o envio de documentação.

 

 

Detalhes dos webinars

A metodologia BIM está a mudar o paradigma do setor da construção no mundo. O contributo dos fabricantes de materiais de construção reveste-se de importância fundamental, uma vez que a disponibilização dos seus produtos em forma de objetos BIM, permite a sua seleção nas fases iniciais do projeto, aumentando a sua competitividade.

A definir

CTCV – Inês Cunha / Sandra Chambel / Pedro Oliveira

Universidade do Minho – Miguel Azenha

Newton - Engineering Consultants, Ltd / BIMMS - BIM Management Solutions – José Carlos Lino

Grupo Preceram - Ávila e Sousa

SOLANCIS - Sociedade Exploradora de Pedreiras SA – orador a confirmar

O BIM e a digitalização da construção

ACESSO AO EVENTO AQUI - YOUTUBEA participação nestes webinars não pressupõe a emissão de certificado/declaração de participação, nem o envio de documentação.

 

 

Detalhes dos webinars

O Método dos Elementos Finitos (MEF) permite simular diversos cenários avaliando o desempenho de produtos com a aplicação de critérios de resistência, rigidez ou fadiga e que viabiliza as análises térmica, acústica, dinâmica, eletromagnética e de fluídos para casos de comportamento linear ou não lineares. No setor cerâmico existem ainda poucas aplicações do MEF ao estudo do comportamento dos produtos e características dos materiais, mas, reconhece-se a extrema importância em desenvolver modelos que permitam análises de qualidade, nomeadamente no que diz respeito à simulação com o MEF de ensaios laboratoriais.

A definir

António Baio Dias - CTCV

Nuno Silva - ESSS

Maria Inês Cunha - CTCV

Simulação por Método de Elementos Finitos aplicado à Cerâmica

INSCRIÇÃOA participação nestes webinars não pressupõe a emissão de certificado/declaração de participação, nem o envio de documentação.