Resíduos de celulose em agregados leves
-
Setor: Cerâmica
-
País: Portugal (parceiros UA e CTCV)
-
Tipo de sinergia: Interempresas
-
Tipo de estratégia: Valorização de resíduos; extensão de ciclo de vida
-
Nível de maturidade tecnológica: Ensaios à escala laboratorial e à escala industrial. Implementado parcialmente à escala industrial.

Estudo desenvolvido com o objetivo de recuperação de resíduos (Forest Row) evitando a sua deposição em aterro. Assim foram ensaiadas à escala laboratorial e ainda à escala semi-industrial a incorporação desta tipologia de resíduos no fabrico de produção de agregados leves – aplicação industrial de resíduos da indústria de celulose no processo de fabrico de agregados leves. Foram ensaiadas composições cerâmicas de agregados leves com incorporação (em massa) de lamas de tratamento em ETARI de celulose, e de cinzas em 5 a 10%, com sucesso e sem alterar de modo significativos as propriedades dos agregados leves (incluindo ensaios de lixiviação), nem as emissões gasosas associadas.
Os resultados demostram a viabilidade de incorporação na indústria cerâmica, no fabrico de agregados leves e consequentemente a valorização e extensão do seu ciclo de vida desde resíduo, constituindo uma alternativa viável à sua deposição em aterro.
• Valorização de resíduos;
• Redução do consumo de recursos naturais;
• Redução do encaminhamento destes resíduos para deposição em aterro.
CTCV (Unidade de Ambiente e Sustentabilidade)