O CTCV é reconhecido pela ANI (Agência Nacional de Inovação) como CTI - Centro de Tecnologia e Inovação.
O CTCV tem o Sistema de Gestão da Qualidade certificado pela CERTIF, de acordo com a norma ISO 9001 para as áreas Investigação industrial ou aplicada, desenvolvimento e inovação em processos tecnológicos, materiais e produtos, transferência do saber e de tecnologia, consultoria técnica e científica, auditorias, análises, medição, formação técnica, informação e vigilância tecnológica.
Tem entre os seus técnicos, auditores certificados para realizar auditorias de Qualidade, Ambiente, Saúde e Segurança, Inovação, Energia e Responsabilidade Social
Está reconhecido pela Direção Geral de Energia, como entidade auditora das condições de utilização de energia, planos de racionalização e auditorias a instalações de cogeração.
Tem todos os laboratórios acreditados pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC), no âmbito do Sistema de Gestão da Qualidade, segundo a norma ISO/IEC 17025.
É Organismo Notificado como Laboratório de Ensaios para a realização de ensaios para a marcação CE de colas para ladrilhos, pavimentos cerâmicos, canaletes de betão e membranas líquidas de impermeabilização.
Está reconhecido pelo CSTB para a realização de auditorias ao controlo de produção de fabricantes de ladrilhos cerâmicos e realização de ensaios para a atribuição da marca QB-UPEC.
Integra as Entidades Nacionais de Benchmarking (ENB) desde 1997, tendo participado em diversas iniciativas e projetos, com o objetivo de divulgar o Benchmarking junto das Empresas e promover a inovação tecnológica nas PME.
Tem no seu quadro técnico, Consultores Nacionais de Benchmarking (CNB) certificados e tem trabalhado com outros Entidades Nacionais de Benchmarking (ENB).
É acreditado pela AMECA para ensaios laboratoriais e in situ a vidro automóvel.
O CTCV é uma entidade acreditada pelo IAPMEI para a prestação de serviços através de Vales Inovação, I&DT, Empreendedorismo, e Incubação.
Integra a rede de laboratórios SOLAR KEYMARK.
Laboratório reconhecido pela DIN CERTCO para a realização de ensaios a coletores solares térmicos.
Entidade autorizada pela ACT para prestação de serviços de segurança.
Foi atribuído pela Ordem dos Engenheiros a Acreditação OE+AcCEdE ao curso Qualificação de Auditores ISO 50001.