ROSE - Reciclagem de matérias-primas secundárias para uma otimização sustentável de processos de construção em engenharia civil
-
Setor: Construção civil
-
País: Europa
-
Tipo de sinergia: Interorganizações
-
Tipo de estratégia: Extensão do ciclo de vida, simbioses industriais e valorização de resíduos
-
Nível de maturidade tecnológica: Ensaios à escala laboratorial e à escala industrial

O objetivo deste projeto é aumentar a utilização de matérias-primas secundárias (SRM do inglês Secondary Raw Materials) em projetos de construção. As matérias-primas secundárias nas quais pretendem trabalhar são: resíduos da exploração de recursos minerais, de construção e demolição, cinzas, resíduos de fábricas de papel, de fábricas de fios, de fibras têxteis e resíduos de plástico.
Deve ser desenvolvida uma combinação adequada destas matérias-primas secundárias, de forma a serem desenvolvidas soluções inovadoras com valor económico acrescido, para diversas aplicações, como geotécnicas, estruturais e funcionais.
A maioria das atividades propostas já foi avaliada e testada em modelos de laboratório ou em pequena escala. O objetivo é promover/desenvolver um processo de aplicação industrial à escala da UE, reunindo diversas entidades.
Será dada especial atenção à valorização das matérias-primas secundárias através de tratamentos químicos e físicos de componentes inorgânicos e orgânicos. A combinação das diferentes tipologias de SRM será considerada com o objetivo de tirar proveito das melhores propriedades específicas dos componentes individuais que constituem a mistura, através de uma abordagem multidisciplinar.
• Redução dos resíduos encaminhados para aterro;
• Redução do cimento utilizado em estruturas e aplicações geotécnicas;
• Aumento da taxa de reciclagem;
• Recuperação de “matérias-primas secundárias”;
• Redução da quantidade de resíduos produzidos pelas empresas;
• Criação de produtos inovadores, expandindo o negócio das empresas através da reutilização de resíduos para diferentes aplicações;
• Criação de novos postos de trabalho;
• Aumentar a proteção do ambiente e da saúde;
• Facilitar a transferência das melhores práticas de investigação e inovação para diferentes regiões da União Europeia, através da ajuda das partes interessadas envolvidas.