REMEB (REcycled MEmbrane Bioreactor)
-
Setor: Tratamento de águas residuais
-
País: Espanha (projeto H2020)
-
Tipo de sinergia: Interorganizações
-
Tipo de estratégia: Valorização de subprodutos e resíduos / eco inovação / simbioses industriais
-
Nível de maturidade tecnológica: Ensaios à escala laboratorial e à escala industrial. Implementação à escala industrial.

O REMEB é um projeto de pesquisa e desenvolvimento financiado pela Comissão Europeia (H2020). Os principais objetivos do projeto são a implementação e validação de um reator biológico com membrana (MBR do inglês Membrane Bioreactor) de cerâmica reciclada de baixo custo, para tratamento de água em Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), e posterior reutilização.
O principal problema dos reatores biológicos de membrana utilizados atualmente, que utilizam membranas inorgânicas, são os elevados custos de operação e manutenção da tecnologia. O projeto REMEB propõe um novo tipo de reatores biológicos de membrana, que permitirá não só o aumento da água recuperada, mas também reduzirá significativamente os custos associados à tecnologia. Neste sentido, os reatores biológicos de membrana desenvolvidos serão constituídos por materiais cerâmicos (matérias-primas e subprodutos da indústria cerâmica) e resíduos de processos agrícolas e industriais, o que tornará este equipamento ecológico e competitivo.
Numa primeira abordagem, as membranas cerâmicas de baixo custo serão desenvolvidas em Espanha, com matéria-prima tipicamente utilizada na indústria de revestimentos cerâmicos, a partir de resíduos obtidos em processos agrícolas e industriais (como resíduos sólidos de azeite ou mármore). Depois, a membrana será replicada em escala piloto na Turquia e Itália, utilizando materiais reciclados e resíduos de produtos disponíveis nestes países. As diferenças entre as membranas fabricadas serão posteriormente avaliadas.
A validação do reator biológico com membrana cerâmica (REMEB) será realizada na ETAR de Aledo (região de Murcia – Espanha), com o objetivo de reutilizar as águas residuais para irrigação numa área com escassez de água.
• Reator biológico de membrana competitivo e sustentável com membranas cerâmicas;
• Sistema com melhor resistência química, térmica e mecânica, maior durabilidade e mais robusto;
• Obtenção de água tratada de qualidade igual ou superior à oferecida pelas tecnologias convencionais para tratamento de águas residuais;
• Recuperação de grandes quantidades de água residual, para utilização em meios urbanos ou industriais;
• Diminuição do consumo de água;
• Fabrico de membranas cerâmicas, à escala industrial, na indústria cerâmica, permitindo o aumento do volume de negócios deste setor;
• Valorização de resíduos de diferentes processos agrícolas e industriais;
• Produto inovador, que utiliza materiais reciclados;
• Membrana reciclada de baixo custo, mas com boas propriedades;
• Benefícios económicos e ambientais.