As Soluções de Formação intraempresa do CTCV são uma ferramenta fundamental para o alinhamento entre os objetivos de uma empresa ou organização, desempenho individual e das equipas.
O processo inicia com a identificação das necessidades formativas, que pode ser determinado pela empresa ou com o apoio de entidade externa. Podem ser necessidades identificadas com base num problema imediato ou identificadas no sentido de desenvolver competências de futuro (médio ou longo prazo).
Estas ações são desenhadas (programa e metodologia) no sentido de potenciar ao máximo o desempenho dos colaboradores e o retorno do investimento da empresa.
Os cursos de formação profissional, desde que tenham como propósito o desenvolvimento de competências e aumento da qualificação profissional das pessoas, podem ser submetidos à medida Cheque-formação, criada pela portaria nº 229/2015, de 3 de agosto, que é uma medida de financiamento direto da formação, constituindo-se como um instrumento potenciador da criação e da manutenção do emprego e do reforço da qualificação e empregabilidade.
No caso das empresas, esta medida procura contribuir para a melhoria da produtividade e da competitividade das empresas, através do reforço da qualificação profissional dos seus trabalhadores.
Cada empresa pode beneficiar desta medida por um período de 2 anos, tendo como referencia a data da 1ª candidatura deferida.
Esta medida apoia a formação de até 50 horas de formação/pessoa durante esse período.
Para mais informações acerca da adequabilidade da medida