Este é um tipo de formação orientada para o indivíduo, otimizando o tempo de formação, que se pretende curto e intensivo, com um programa específico de forma a responder de forma imediata à necessidade procurada, com total flexibilidade de horário e local de realização.


Cada curso one-to-one é único e para isso é necessário a elaboração de um diagnóstico de perfil de conhecimentos/competências (entrada e saída), para que o desenho do percurso formativo (conteúdo e metodologia) seja construído à medida das reais necessidades do formando.


Durante a execução do curso, o programa é ministrado ao ritmo de aprendizagem do formando, através de um serviço de qualidade, flexível, mas com a máxima qualidade.


Durante o processo formativo, e entre sessões, o acompanhamento será contínuo, podendo o formando colocar questões e esclarecer dúvidas sempre que necessário.


Ao longo da formação o formando é avaliado de forma contínua de forma a poder ajustar conteúdos ou metodologias em tempo útil para que os objetivos propostos no início do curso sejam cumpridos. No final da formação são testados os conhecimentos do formando e avaliado o seu perfil de saída do curso.

 

No final será emitido um certificado através da Plataforma SIGO e de acordo com a legislação em vigor.

 

Mentoring CTCV (aconselhamento, orientação e desafio)

Para responder aos desafios de um mundo globalizado, as empresas procuram cada vez mais pessoas capazes de dar uma resposta rápida e eficaz num curto espaço de tempo.


O objetivo do Mentor CTCV é disponibilizar um tutor através de um processo estruturado que tem como objetivo promover o saber-fazer e a evolução de pessoas menos experientes, nomeadamente novos colaboradores ou colaboradores que assumiram novas funções, mas que ainda não têm as competências desenvolvidas, de forma a dar uma resposta imediata e eficaz. O mentor CTCV é mais do que um formador, já que vai além da transmissão de conhecimentos, já que todo o seu trabalho irá no sentido de dotar o colaborador de competências que lhe permitam o melhor exercício das suas funções.

 

Neste tipo de serviço, ao contrário do Coaching, não há um período de tempo definido para que esta ação esteja concluída, sendo realizada de acordo com a evolução da pessoa, podendo ser estendido até que a pessoa esteja apta para realizar de forma autónoma o seu trabalho.

 

Projetos de Formação-Ação - Consultoria Formativa

O Modelo de Intervenção baseia-se no ciclo PDCA (Plan - Do - Check – Act), de forma a garantir a constante monitorização do processo:


Diagnóstico e Plano de Ação
Numa 1ª fase são identificadas a áreas a intervir e o objetivo central. É depois elaborado um levantamento da situação da empresa e feita uma avaliação das práticas correntes associadas a essa área. Em paralelo é também elaborado um perfil dos colaboradores que estarão afetos a essa área (funções, habilitações, antiguidade, experiência e competências profissionais).


Após recolhida a informação é desenhado um Plano de Ação onde são identificados os objetivos a alcançar e definidas as medidas de formação e de consultoria no horizonte temporal definido.
Ferramentas de diagnóstico a aplicar: Ferramentas de benchmarking, Balanços de competências organizacionais, Árvore de Objetivos, diagnósticos de necessidades de formação


Implementação do Plano de Ação
Em conjunto com a empresa é feito o planeamento das ações, definida a equipa de trabalho e o cronograma de ações.


Acompanhamento do Plano de Desenvolvimento
Durante a implementação das ações são definidos os momentos de monitorização da execução, para acompanhar e controlar o grau de implementação do projeto.


Avaliação de Resultados/ Implementação de Ações de Melhoria
No final do projeto, é feito um balanço do progresso/análise evolutiva da empresa em função do grau de alcance dos objetivos e dos resultados efetivamente alcançados.