Reutilização de tijolos antigos
-
Setor: Cerâmica
-
País: Dinamarca
-
Tipo de sinergia: Interorganizações
-
Tipo de estratégia: Valorização de resíduos, eficiência energética, extensão de ciclo de vida
-
Nível de maturidade tecnológica: Implementado à escala industrial

A Gamle Mursten é uma empresa que, motivada pelo desejo de evitar o desperdício de recursos, e respetiva deposição em aterro, criou uma tecnologia de limpeza patenteada que permite que os resíduos de edifícios possam ser reciclados, sem recurso a qualquer tipo de produtos químicos.
A reutilização de tijolos reduz significativamente a quantidade de resíduos de construção gerados, e quando aplicada a edifícios são reduzidas quantidades elevadas de emissão de CO2 na produção de novos tijolos. De acordo com dados da empresa, sempre que se substitui um tijolo novo por um reutilizado são 0,5 kg de CO2 que não são emitidos para a atmosfera.
Desde 2003, que a Gamle Mursten, tem desenvolvido continuamente uma tecnologia de limpeza de tijolos, a que chamam “REBRICK”, enquanto fornece tijolos reutilizados para toda a Dinamarca. O processo utilizado, inicia-se na recolha dos tijolos antigos, e consiste na sua limpeza através de uma tecnologia de raspagem vibracional/vibração, verificação manual um a um, e por fim são armazenados com recurso a robots. Os tijolos são utilizados em novos projetos de construção ou na renovação de edifícios, onde os clientes procuram obter um produto único e com caráter e ao mesmo tempo sustentável.
Os tijolos recolhidos provêm geralmente de edifícios que datam entre 1900 e 1960. O processo de produção antiquado, onde o carvão ajudava a dar à argila um espectro único de cores, bem como o respeito pelo artesanato, ajudaram a dar a estes tijolos uma longa vida útil.
A aplicação desta tecnologia permite a poupança de mais de 95% da energia utilizada no fabrico de novos tijolos, revelando-se um perfeito exemplo de economia circular, ao passar os recursos de uma geração para outra, impedindo assim a emissão de elevadas quantidades de CO2 para a atmosfera.
• Redução do consumo de matérias-primas naturais;
• Redução dos consumos de energia e emissões de CO2;
• Reutilização de materiais no fim do ciclo de vida;
• Aplicação e conceito simples;
• Benefícios em termos económicos e ecológicos;
• Solução inovadora no mercado de reciclagem de materiais de construção.
Fontes/ Informação adicional: State of Green. “Circular Economy - Denmark as a circular economy solution hub”.