O possível uso da cinza de lamas de ETAR como caminho para uma economia circular
-
Setor: Cerâmica
-
País: Polónia
-
Tipo de sinergia: Interorganizações
-
Tipo de estratégia: Inovação / Valorização de subprodutos e resíduos; simbioses industriais e extensão de ciclo de vida
-
Nível de maturidade tecnológica: Ensaios à escala laboratorial e à escala industrial

A transição para uma economia mais circular requer alterações ao longo de toda a cadeia de valor, desde o design do produto até novos modelos de negócio e de mercado, desde novas maneiras de transformar resíduos em novos recursos até novos comportamentos por parte do consumidor. Estas ações podem-se relacionar a todos os setores, incluindo o setor da construção.
Em função do desenvolvimento e crescimento populacional, a procura por materiais de construção tem vindo a aumentar nos últimos anos, exigindo o crescimento da indústria de construção, e como consequência a procura de formas alternativas de produzir materiais de construção. Desta forma, parece promissora a utilização de cinzas de lamas de ETAR (SSA do inglês Sewage Sludge Ash) em substituição de matérias-primas utilizadas nos materiais de construção. As SSA são produzidas após o processo de incineração das lamas de ETAR, um dos processos utilizados para valorização ou eliminação das mesmas.
Tendo em conta que a rejeição de lamas de ETAR diretamente em aterro sanitário não é uma solução satisfatória, tanto do ponto de vista ecológico como económico, e as recentes alterações legislativas, é esperado que a quantidade de lamas depositadas em aterro diminua. Por outro lado, é observado um crescente incentivo ao desenvolvimento de opções de reutilização e reciclagem economicamente viáveis, recorrendo à conversão de resíduos de lamas de ETAR e cinzas de lamas de ETAR em novos materiais comercializáveis.
Neste sentido, foi realizado um estudo cujo objetivo foi apresentar o possível uso de SSA na indústria da construção, na medida em que, a reciclagem de SSA em aplicações de engenharia civil tem sido estudada por muitos autores nos últimos anos, existindo mesmo alguns exemplos de sucesso de pesquisas efetuadas à utilização de cinzas de lamas de ETAR em materiais de construção, o que demonstra que existe espaço para a criação de indústrias secundárias para reciclagem e uso de SSA em materiais de construção.
Os resultados apresentados no estudo, sobre o possível uso de SSA na indústria de construção incluem:
• Produção de cimento;
• Produção de produtos cerâmicos e vidro;
• Construção de estradas.
Estes resultados são bastante encorajadores pois mostram possibilidades reais de reutilização de cinzas de lamas de ETAR numa ampla gama de produtos, que podem trazer grandes benefícios económicos e são um ótimo caminho para a economia circular.
• Criação de um produto inovador, contribuindo para o aumento da competitividade entre empresas;
• Redução do consumo de recursos naturais;
• Contribuição para a gestão sustentável de resíduos, evitando os impactes associados à sua eliminação;
• Benefícios económicos e ambientais, contribuindo para a economia circular.
Smol M., et al. - “The possible use of sewage sludge ash (SSA) in the construction industry as a way towards a circular economy”, Journal of Cleaner Production 95 (2015) 45-54, Elsevier, February 2015